Home / De Salto Alto / USC vai utilizar o que tem

USC vai utilizar o que tem

No primeiro amistoso visando a Taça MG, o USC não empolgou a torcida

Vai ser assim. Amistoso do Uberaba Sport Club contra o Clube Atlético Portal de Uberlândia, no sábado, foi o que quase todos esperavam: fraco. O zero a zero não saiu do placar e não adianta o torcedor fazer beicinho. A proposta do clube é essa, pelo menos para a disputa da Taça Minas Gerais.

Base. Na partida amistosa, o USC esteve em campo com 15 jogadores da base, entre titulares e reservas. Para os próximos jogos, o técnico, Maurílio Passini, espera poder contar com seis jogadores apontados como titulares: os zagueiros Max e Walace; o meia Ulisses; os atacantes Daniel Morais e Arthur; e ainda o volante Wallace.

Eu gostei. O diretor de futebol Nôrmandes Lima aprovou o que viu no Uberabão. “Pra começo está bom. Um time sem sequência de jogos, sem entrosamento e com garotada da base, não dá pra cobrar muito”, declarou Nôrmandes após o jogo.

Revelar. Fica claro que o Uberaba quer seguir o conselho de muitos palpiteiros: revelar jogadores da terrinha. Em outras edições da Taça Minas, o resultado foi negativo. Muitos jogadores que tiveram oportunidade de jogar profissionalmente em outras épocas, hoje, figuram as páginas policiais da cidade.

Os erros. O que acontece é que sempre que o Uberaba Sport está em apuros, a diretoria recorre à “base”, que não existe ainda. Faz um amontoado de jogadores sem qualquer talento peculiar e joga sobre eles a responsabilidade de “fazerem bonito”. Quando chega o Campeonato Mineiro, os jogadores são encostados, o clube esquece a base até um futuro próximo e tenta agir como profissional.

Não sou contra. Engrosso a massa dos que defendem a formação da base do Colorado, mas desde que o trabalho seja feito com organização e conte com a paciência da torcida e da imprensa. Não conheço, entre todas as histórias do futebol, um time que formou uma base em apenas uma temporada, muito menos em um semestre.

Jogando limpo. Então que fique claro: o USC jogará a Taça Minas com os jogadores que tem. A preparação para a disputa do Módulo II começará em janeiro de 2013. Se sobrar algum destes jogadores pra contar história até lá, estará de bom tamanho.

Obina. Que me perdoem os fãs do atacante Obina, mas não acredito que ele terá grandes chances de ter seu nome gravado na história do USC. Por maior que seja seu esforço, sua dedicação e vontade, o futebol é um esporte que exige um condicionamento físico impecável e ele não está na sua melhor forma.

Seis por meia dúzia. Apesar de ter estado na mídia depois de duas conquistadas da Taça MG e jogar contra Fluminense e Palmeiras, o Uberaba ainda comete erros amadores. Na partida contra o Portal, o clube enlouqueceu a mídia quando colocou em campo dois jogadores vestindo a camisa 6. É um exemplo raro de como trocar o seis, pelo meia dúzia.

Festa. O Nacional comemorou o aniversário antecipadamente no sábado em JK. Os fiéis nacionalistas estiveram presentes para abraçar o clube que completará 68 anos no dia 1° de agosto. A diretoria tem se empenhado para trazer o Nacional à tona novamente, mas precisa começar a usar a cabeça se quiser colher frutos.

Paciência. O público presente e pagante poderia ter sido maior se a diretoria tivesse deixado a comemoração para o próximo final de semana. Afinal, fim de mês, o trabalhador brasileiro e, sobretudo, nacionalista está quebrado financeiramente e os R$ 30,00 cobrados, era um tantinho salgado para a torcida.

E…Além disso, se a comemoração tivesse sido no dia 4 de agosto, a DDA Sport’s teria conseguido entregar os 3 modelos de uniformes. Neste caso, teríamos sido poupados da gafe da camisa com as cores do clube (preto e branco) não ter ficado pronta a tempo de ser apresentada no evento.

Comida boa! Uma coisa é certa, quem esteve presente aprovou o cardápio servido no almoço. Arroz, feijão tropeiro, mandioca, linguiça, carne de porco, salada de batata, salsicha, alface e tomate. Quem foi aprovou o tempero e admirou a fartura.

Amadorão. A 12ª rodada do Módulo A do Amador não teve muitas surpresas. Destaque para o clássico entre Vila Nova x Atlético. O Galo Abadiense levou a melhor e bateu o time do Boa Vista por 3×1.

And oscar goes to…Wolnei Mota, mandatário do Vila Nova, roubou a cena mais uma vez. Após a expulsão de Ganso e Delúcio, Wolnei protagonizou mais uma cena lamentável no Humbertão.

Violência. Admiro o Wolnei por ser um cara que fala o que pensa, mas a minha admiração vai até a barreira entre liberdade de expressão e estímulo à violência. À frente do Vila, ele deveria ser o primeiro a saber dos riscos que a torcida corre quando os dirigentes perdem a cabeça dentro de campo. Se ele tem razão quanto às suas reclamações, o correto seria levar as suas insatisfações para dentro da Liga Uberabense. Pedir a cabeça do presidente da LUF, Roberto Fernandes e do diretor de arbitragem, Neuclides Santos, protestar não colocando o time em campo. Isso sim são atitudes consideradas válidas. O difícil é dar crédito para um recordista de punições com mais 1000 dias de suspensão no currículo.

Matemática. Bonsucesso, Ipiranga, Atlético e Fabrício poderiam até perder os três últimos jogos da primeira fase que estariam classificados para a sequência do Amadorão. Isso porque o Delta, oitavo colocado na tabela classificatória soma 19 pontos, restando nove para serem disputados. Vencendo os três jogos, o time da cidade vizinha chegaria a 28 pontos, 1 a menos que o Fabrício que já acumula 29.

Para mim não muda. Após os jogos deste domingo, não acredito que a ordem da classificação sofrerá alterações. Assim, Vila Nova, Arem Merceana e Delta devem completar o grupo dos 8 que avançarão na competição.

Jogo rápido

  • Depois de assumir a assessoria de comunicação do Uberaba Sport, Beto Cândido informou que é o novo responsável pelo marketing do clube, mas ainda não revelou propostas.
  • Normandes Lima não deixou barato as críticas que vem recebendo desde que assumiu o departamento de futebol do USC: “Sou um cara que está acostumado a ser criticado por grandes nomes do futebol como João Saldanha, vou me importar com o resto pra quê?, indagou o eterno campeão brasileiro.
  • No próximo domingo, a Smel realizará a 1ª corrida Cross Country de Uberaba. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone 3331-2339. A prova será realizada na mata do Elza Amuí, no dia 5 de agosto.

Veja Também

Diretoria tropeça nas pernas

O que eu não esperava é que a diretoria do Nacional, depois de tantas chibatadas no lombo, voltasse a cair em contos do vigário, assim tão depressa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *